Este blogger foi criado para registrar eventos ocorridos no âmbito dos AMIGOS CFP, sem fins lucrativos

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

QUERO FALAR! - Crônicas de Sérgio Schenkel

Olá, Amigos!

Devidamente autorizado pelo autor, convidamos a todos lerem as crônicas de Sérgio Schenkel e, fazer seu comentário neste blogger ou no http://sergio.schenkel.zip.net
Vale a pena!
Boa leitura!




 28/01/2015

TAMUFU

                Sem água. Descobrimos até que existe um tal volume morto para nos dar sobrevida(?!).

                Sem energia. Será que existiria também algum volume morto para ressuscitar?

               Gasolina aumenta. Argumento usado recentemente (equiparar o preço no Brasil ao mercado internacional) agora não serve para abaixar, embora o valor do barril de petróleo tenha caído por volta de 60%.

O Brasil investe na exportação de commodities para depois importar produtos finais, quando o que dá lucro é exportar industrializados.

                O minha casa deixou de ser minha vida, com o aumento dos juros e a falta de investimentos. O déficit habitacional voltou a crescer em 2014.

                A mobilidade urbana ficou imóvel. O legado da copa virou mico.

                A transposição do São Francisco parou. Por falta d´água no rio e pelo abandono das obras.

                Em alguns estados do nordeste criaram parques eólicos de grande capacidade geradora de energia. Só não tem linhas de transmissão.

                Ambientalistas e afins são contra barragens para gerar energia. Mas não dizem qual a solução.

                Não temos trens decentes nem para cargas. Faltam ônibus nas cidades. Metrô? Navegação fluvial, lacustre e de cabotagem inexistem.

                O país deve o que não tem para pagar. Nem tão cedo. E a dívida só aumenta. Nossa bolsa cai, vazia. O real valor do nosso real também afunda. Nosso bolso fura.

                Cada dia que passa são encontradas mais balas perdidas. Mais bandidos (nas cadeias ou fora delas). Mais escolas que nada ensinam. Mais hospitais que atendem menos.

                Devo ter esquecido muitas coisas. Acabei de lembrar que os juros do cheque especial chegam a 200% ao ano. Novidade? Por acaso diferem muito dos juros do cartão de crédito? Pura agiotagem institucionalizada...

                Como se não bastassem essas e outras, num estado da região norte, a Defensoria Pública (órgão que em tese defende o cumprimento das leis) prestou uma homenagem a um ex-governador. Só que o condecorado é condenado pela justiça federal a mais de 60 anos de prisão. Não foi ainda recolhido “aos costumes” porque as decisões não transitaram em julgado(?!).

Sabem como é no Brasil, né?

                Alguém se habilita a investir em alguma atividade produtiva num cenário desses (sem contar a burocracia, a carga tributária, o custo social e trabalhista, além de outras coisinhas mais)?

                Abraços!

                Sergio Schenkel